top of page

TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS:


Tipos de aparelhos ortodônticos:


1. Aparelhos fixos não podem ser removidos para higiene dos dentes, são colados ou cimentados aos dentes. Temos vários tipos de material que os compõem:


1A. Aparelhos fixos metálicos: seus bráquetes são fixados aos dentes com uma resina própria para aparelhos. Possuem uma canaleta, o “slot” por onde os fios farão a movimentação dentária. Esses fios são presos aos bráquetes por ligaduras elásticas - as borrachinhas-, transparentes ou coloridas.

É o aparelho mais usado por seus resultados e ótimo custo benefício.


1B. Aparelhos fixos estéticos: seus bráquetes são semelhantes aos metálicos, porém podem ser transparentes, da cor dos dentes ou cor muito próxima.

A desvantagem é o seu material, confeccionados em resina, policarbonato tornam-se frágeis, tendo quebras frequentes. Os de porcelana são mais resistentes e com menos chance de manchar, geralmente, não mudam de cor. Os bráquetes de safira, feitos de porcelana monocristalina, são altamente estético, a desvantagem é um custo mais elevado.


2. Aparelhos linguais: seus bráquetes são fixados na parte de trás dos dentes (faces linguais), por isso são quase que imperceptíveis, mesmo em metal não atrapalham a estética pois ficam escondidos.


3. Aparelhos Autoligados: com braquetes de metal ou porcelana, dispensam as borrachinhas, possuem travas que predem o fio dentro dele. Os tratamentos costumam durar menos tempo com menos consultas.


4. Aparelhos expansores fixos: aparelhos que ficam fixos no “céu da boca“ e servem para aumentar o palato – céu da boca - de tamanho. Também indicado para correções de mordidas cruzadas posteriores tanto em crianças, adolescentes, dentro da fase de crescimento e, em adultos, depende do caso.


5. Aparelhos removíveis: podem ser removidos para higiene, alimentação pelo paciente e na manutenção pelo profissional. Podem ser retirados em alguns momentos do dia, dependendo da orientação do ortodontista.

5A. Aparelhos “ortodônticos” removíveis: indicados para movimentação apenas dentoalveolar (dentes), não modificam a parte óssea da boca e face. Por isso chamados ortodônticos.


5B. Aparelhos ortopédicos removíveis: indicados para redirecionar o posicionamento dos ossos da face, por isso, são utilizados em fase de crescimento ósseo na criança e no adolescente.


6. Contenções: mantêm o posicionamento dentário pós tratamento. Podem ser fixas com fio metálico, tanto superior quanto inferior, ou móveis em resina, conforme indicação do profissional.


7. Alinhadores estéticos: são aparelhos removíveis, estéticos e personalizados, quase invisíveis. É feito o escaneamento da boca do paciente, através do qual serão feitos o planejamento do caso e placas personalizadas e na quantidade necessária para a correção dos dentes.O sistema em 3D fornece uma previsão do resultado do tratamento.O profissional deve deixar claro ao paciente se complexidade do seu caso pode ser resolvido com este tipo de aparelho.


Dra. Kátia Dutra - Ortodontista.

bottom of page